Educação

Escola Ruth Blank comemora 55 anos

Desde sua fundação escola prima pelo ensino através da arte

Carlos Queiroz -

Em meados de 1963, a entusiasta por arte, Ruth Blank, com apoio da prefeitura, fundou aquela que viria a ser a mais antiga escola de educação infantil de Pelotas. Hoje, 55 anos depois, a instituição atende a 120 crianças, divididas em seis turmas que, no sábado, vão exteriorizar todo o potencial artístico do educandário. Serão expostas produções feitas pelos próprios alunos, que prepararam desde pinturas até a confecção manual de instrumentos musicais. No palco, as crianças farão apresentações para pais e para a comunidade. A programação encerra com a cantora Marialba Torres.

A escola foi fundada na intenção de ser um local de ensino e valorização da arte para crianças e adolescentes. Não por acaso, a estrutura está inserida no parque Dom Antônio Zattera. O desejo de se criar um educandário de artes em uma praça vem do contato com a natureza e pela vocação cultural do local. Ao longo dos anos, a Ruth Blank alternou seu nome entre Escola Municipal de Artes (Emai) e Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei). Apesar das mudanças, sempre manteve suas raízes artísticas.

Hoje são duas professoras especializadas no ensino de artes. Uma delas, Janine Brod, ensina música e dá aula no local há 14 anos. Ela conta a importância lúdica do ensino de arte para essa faixa etária. A musicalização, o ensino de canções, brincadeiras e a confecção de materiais servem como estímulos positivos para a capacidade de aprendizado dos pequenos, além de prover a diversão e a beleza natural das atividades. "Eu acho que todo mundo tem que ter a chance de conhecer, de mergulhar nesse mundo", comenta.

O sábado será a "cereja no bolo" de uma semana de aniversário realizada em torno da valorização da cultura. Dentre outras realizações, foram oferecidas, por exemplo, oficinas de sapato americano e de contação de histórias, com apresentações musicais ao final do dia - do ballet à musica pop.

Marcia Vetromille Madruga é professora na escola desde 1990, e atua como diretora desde 2003. Com longa trajetória na Ruth Blank, ela expressa sua realização ao ver a produção das crianças e ao enxergar a evolução delas através da arte: "Aqui a gente luta pra manter essa oportunidade para as crianças. A gente encontra diversos ex-alunos, alguns se tornaram artistas, e todos lembram com muito carinho os dias passados aqui."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A tensão de quem aguarda por cirurgia Anterior

A tensão de quem aguarda por cirurgia

Dragagem do Porto do Rio Grande começa na próxima segunda-feira Próximo

Dragagem do Porto do Rio Grande começa na próxima segunda-feira

Deixe seu comentário